top of page
Buscar

Como funciona as primeiras sessões na terapia?



Uma das principais perguntas, principalmente de quem nunca teve uma experiência com uma sessão de psicoterapia é, como ocorre o primeiro encontro? O que devo falar? Por onde começar? O que o psicólogo vai fazer na sessão ou me perguntar?


E infelizmente, muitas pessoas acabam não procurando o profissional por não terem essas respostas.


Bem, todas essas dúvidas são de fato muito válidas. Pois é comum a procura pelo psicólogo quando estamos enfrentando situações difíceis nas nossas vidas e não é fácil falar sobre elas. Apesar de não ser apenas esse o momento ideal para buscarmos acompanhamento. Ou seja, buscar ajuda apenas quando estamos em sofrimento.


Mas vamos lá! Como acontece o primeiro encontro? O primeiro encontro tem como objetivo conhecer um ao outro, para que o psicólogo conheça a demanda do cliente, o que o levou a buscar o atendimento, o que pode estar lhe causando sofrimento. E também para que o cliente conheça melhor o psicólogo e saiba se ele se sente confortável com o profissional, se tem uma identificação, o que é muito importante no processo, o cliente se sentir confortável.


É claro se sentir 100% confortável provavelmente não ocorra, porque muitas vezes no processo terapêutico falamos sobre assuntos que geram desconforto então se sentir desconfortável em muitos momentos faz parte do processo.


Então, caso você vá iniciar um primeiro atendimento com um psicólogo, você pode iniciar contando o que lhe levou a buscar o atendimento. Porém, caso você não queira no primeiro encontro adentrar alguns pontos da sua vida, não se preocupe, no momento em que você se sentir mais confortável e seguro o profissional vai lhe ajudar e isso pode ocorrer nas sessões seguintes e não necessariamente nas primeiras.


Essas são algumas orientações iniciais para que você possa ter uma ideia de como ocorre um primeiro atendimento. Porém o psicólogo é treinado para direcionar a sessão, então não se preocupe em como ela vai ocorrer pois o profissional vai estar junto com você lhe direcionado.


Algo fundamental que você precisa ter em mente é que, no processo terapêutico, nas sessões não existe julgamento por parte do psicólogo, nem juízo de valor. O profissional está ali para contribuir com o seu crescimento e desenvolvimento entendendo junto com você como as coisas estão acontecendo e buscando formas mais saudáveis de lidar com as situações, para acabar ou diminuir o sofrimento.


E não para lhe acusar ou lhe julgar de algo, pois cada um tem a sua história de vida e seria injusto por parte do profissional fazer isto. Então tenha em mente que a sessão é um lugar seguro e confiável onde você pode falar de si e se expor, sem julgamento e de forma sigilosa, pois existe o sigilo terapêutico, ou seja, o que se conversa na sessão fica na sessão (salvo resguardo questões judiciais ou casos de vida ou morte).


É importante falarmos que cada profissional tem sua forma de demandar seus atendimentos, isso pode depender de sua abordagem e como ele se sente mais confortável. Então não existe uma regra nem passo a passo.


A única regra que você tem que esperar nos atendimentos em qualquer profissional é um atendimento ético e respeitoso.

bottom of page